quarta-feira, 25 de abril de 2012

O mundo por tras de Patati e Patata


Interessante como uma criança muda nossa vida. Desde que minha filha nasceu sinto como se a minha infância renascesse. Agora passo o meu tempo livre brincando e assistindo programas infantis com ela, e aproveito cada momento.

Como a maioria das crianças, ela gosta muito da dupla Patati e Patatá.

Assistindo aos programas, percebi que dependendo do DVD, os palhaços eram outros atores, e tive a sensação de já ter visto eles há muitos anos, isso sem falar na semelhança com Atchim & Espirro(da minha época).

Então resolvi pesquisar sobre eles, e vi que no site oficial não tinha nenhuma informação sobre a história da dupla (até o momento), e em outros sites existe muito “achismo”, especulações e pouca informação.

Aparentemente, de acordo com algumas declarações do Rinaldi. A divulgação é feito para a "marca" e não para os atores por trás dos palhaços, e existe muitos cuidados para preservar a imagem da "marca" por se tratar de um publico infantil. Por isso a identidade e a vida pessoal dos atores são preservados (isso sem falar que aguçar a curiosidade também é marketing).

Algumas pessoas dizem que se os atores fossem liberados para entrevistas sem maquiagem estragaria a magia das crianças, assim como contar que papai Noel não existe.
Bom... Eu assistia o Bozo na minha infância e até hoje tenho admiração e respeito pelos atores que o representaram (até os mais levados rsrs), e minha filha vai crescer e vai guardar boas recordações, mesmo que ela não saiba quem foram os atores por traz dos personagens. 

Antes de qualquer coisa quero deixar claro que a idéia deste post é falar da historia da dupla sem desmerecer a magia criada para nossas crianças, e também dar crédito aos Interpretes da dupla, pois acredito que todos que os admiraram gostariam de saber quem são e que rumo levaram em suas respectivas carreiras.

Sei que tem muita gente que especula motivos para a saída dos atores, ou que ficam comparando e julgando os novos atores.
Mas o mais importante é entender que com o passar do tempo esses atores tem a tarefa de dar alegria a outras crianças, mas é totalmente normal ter a preferência por uma dupla especifica.

Eu por exemplo sempre gostei muito dos filmes do Batman e do James Bond mesmo tendo atores diferente.

Historia.

Apesar de algumas pessoas dizerem que a dupla exista desde os anos 60  com Agnaldo Soares e Renato de Oliveira, os palhaços Patati e Patatá existem desde 1989.
Mas a historia dessa dupla começa exatamente em 1980 quando foi criado um grupo circense chamado Patati e Patatá, onde entre as apresentações continham os Palhaços Tuti Fruti e Pirulito, a Garota Pupy e a Mágica Alacazam.




Em1985, um acidente na estrada provocou a morte dos dois palhaços e a bailarina Puppy. E para cumprir contratos, a dona do grupo recrutou outros atores e convidou um mágico de 13 anos (Rinaldo Helder Faria (Rinaldi)), que tinha uma certa visibilidade por aparecer fazendo truques na TV. E um ano depois, a empresária resolveu encerrar a carreira e consequentemente as atividades do grupo Patati e Patatá.
 
Em 1989, Rinaldi procurou a empresaria com a idéia de reerguer a trupe e acabou ganhando a marca. E junto aos trabalhos com o circo, Rinaldi notou que as pessoas gostavam mais dos palhaços. E então criou os dois personagens e deu o nome do grupo aos palhaços Patati e Patatá, seguindo alguns padrões da época e contratou dois atores para representalos. No começo, a dupla se apresentava em circos, com espetáculos espaçados, realizavam apresentações gratuitas em escolas e creches. O dinheiro vinha da venda de discos, que eles próprios produziam, e a principal ocupação de Rinaldi era como apresentador deTV.

Ele teve dois programas, o Rinaldi Magic Show, na Rede Vida, e o Programa do Rinaldi, na Gazeta.
Junto com a fama dos palhaços, vieram os filhos de Rinaldi. 

 “Entendi naquela época o que leva uma mãe a considerar tão importante ter uma foto do filho com o ídolo: é uma lembrança para a vida”.  - Rinaldi


Rinaldi então resolveu aumentar o nome da Marca do grupo Patati e Patatá, tentando alcançar crianças de todo o Brasil. Com uma superprodução, foram contratados novos compositores, figurinistas,  cantores para novas musicas,  produtores e novos atores para dar nova vida aos palhaços e assim ajudar na divulgação da marca.  E Junto com a marca foi criado uma rede de palhaços para atender todo o Brasil com apresentações gratuitas em escolas a grandes apresentações em circo onde realizavam mais de 100 apresentações por dia.

E continua assim até hoje, os palhaços dos DVD’s são atores escolhidos para divulgar os personagens e a  marca, mas de acordo com o próprio Rinaldi, isso não significa que eles seja os palhaços oficiais, pois Patati e Patatá são personagens que podem ser representados por qualquer ator que preencha as exigências para incorporar os palhaços.

Atores:

Anos 90: Ivan Wagner, Marcio Duarte, Binho e Outros (Rede Vida e Apresentações)


2000 a 2005: Paulo Roberto Teixeira e Junior Silvério Rangel. (DVD: No mundo Encantado)

2006-2009: Rogério Gonçalves Faria e Flavio Barollo (DVD: Cidade dos Sonhos e Castelo da Fantasia)

2010-Atual: Henrique Pinheiro Namura e Wagner Rocha (DVD: Volta ao mundo e SBT)

Dublagem:
Como em todos os DVDs as vozes são quase idênticas desconfiei que existiam dubladores (cantores), mas não tinha encontrado essas informações antes, pois são dados que Rinaldi dificilmente divulga, mas após informado por um de nossos leitores, fui levantar mais informações, e na revista trip diz que as vozes são gravados por Marcos Pajé (Patatá) e Zé Luis(Patati).
Compositores:
Infelizmente não se tem informação ou nome completo de vários compositores para saber se existe outras musicas criadas por esses compositores sem ser para dupla Patati e Patatá.
Rinaldi, Igor, Heidi, Yorrana, Karina, Silvio, Mama Goes, Lu Rosas, Nadia Massini, Lilica, Matheus, Valdir Luiz, Muguinho, V.L. Gadni, Angela Márcia, Marcos Pagé, José Luiz e outros.
DVDs:
2004 - No Mundo Encantado
2005 - Os grandes sucessos de Patatí Patatá
2005 - As Histórias Mais Engraçadas da TV - Vol. 1o
2006 - Na Cidade dos sonhos
2007 - No Castelo Da Fantasia
2010 - Volta ao Mundo
2012 - Coletânea de sucessos Vol 1.
2014 - A vida é bela
2019 - Coletânea de sucessos Vol 2
Fonte:
http://www.patatipatata.com.br/

revista Trip
e muito google

47 comentários:

  1. Muito legal adorava a dupla dos anos 90 com o Ivan wagner e marcio duarte eram sensacionais tenho saudades dessa dupla era mais carismatica

    ResponderExcluir
  2. É verdade também gostava muito no tempo dos anos 1998 eles fizeram um show na minha Escola Branca de Neve que foi Lindo era o Ivan Wagner e Paulinho eu ri muito tinham muita carisma e alegria naquela época, parabéns a eles.

    ResponderExcluir
  3. Quem canta as músicas do Patati Patatá desde o primeiro CD lançado no fim dos anos 90 é "Zé Luís" como Patati e "Marcos Pagé" como Patatá. Marcos Pagé além de ser a voz do Patatá é o responsável pelas músicas de maior sucesso da dupla como a Dança do Macaco e a Dança do Louro, etc... Além de ser muito talentoso, como cantor e ator, Marcos Pagé nos anos 80 foi o Palhaço Bozo do SBT. Nos anos 90 foi o palhaço Amarelo do Grupo Super Feliz que cantava a música da primeira versão do Carrossel. Nunca os atores que interpretaram a dupla cantaram no CD, sempre foram Zé Luis e Marcos Pagé, todo crédito a estes dois artistas que sem ele Rinaldi, Patati e Patatá não seriam nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, vc sabe onde encontramos informações sobre esse Zé Luís? Não há nenhuma informação dele na web... Valewww

      Excluir
    2. Já descobri. Tratam-se de Marcos Pagé ( Marcos Fiel ) e Zé Luis Burato, que há 30 anos cantam juntos e enobrecem o trabalho do Rinaldi de forma expetacular com suas vozes!

      Excluir
  4. Que bom encontrar essas informações que você disponibiliza aqui! O meu caso é o mesmo seu, por meu filho acabei me interessando pela dupla. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Depois que meu filho passou a curtir a dupla de palhaços, assistindo aos dvds percebi a diferença entre os intérpretes e busquei informações sobre eles na net, obrigada pela matéria, muito esclarecedora, já que não muitas informações divulgadas sobre o elenco de atores que ja interpretaram e interpretam os palhaços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, B. neto.
      Acredito que hoje em dia o site oficial tenha mais informações do que em 2012, mas mesmo assim não apresenta todas as informações.
      Obrigado por comentar e me desculpe o atraso na resposta rsrs.
      Fiquei muito tempo sem atualizar e visitar o blog, devido a poucas visualizações.

      Excluir
  6. Amei a sua matéria! Parabéns! Eu também estou no grupo das mães de primeira viagem e que estão mergulhando no mundo Patati Patatá agora. Me deu curiosidade e fui pesquisar sobre a dupla e achei o seu artigo. Muito esclarecedor! Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, por saber que vc gostou do artigo.
      Obrigado por comentar

      Excluir
  7. Muito bom... Também comecei a pesquisar por causa da minha filha rs... Não sei se é por questão e costume ou referência, mas eu gosto mais dos atuais, e estranhei quando vi no yt outros atores, achei esquisitos rsrsrs por isso vim pesquisar pra saber quem eram. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, fico feliz em saber que vc gostou.
      Eu gostava do Paulo e do Junior (acho que eram mais naturais), mas os atuais são mais carismáticos.

      Excluir
    2. Também gostei muito do seu artigo. Eu fui pesquisar também por causa do meu filho que adora rsrs Eu também gostava mais do Paulo e do Junior, mas não consigo achar informações sobre eles.

      Excluir
    3. Eu gostava mais do Paulo Júnior Flávio e Rogério Mas eu também gosto do Wagner e do Henrique

      Excluir
  8. Parabéns! Este foi o único site onde encontrei informações sobre todos os intérpretes de forma cronológica. Assim como outros leitores, busquei saber mais sobre a dupla após assistir aos vídeos junto com meu filho mais novo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei mto das informações. Nem sabia que essa dupla era antiga.

    ResponderExcluir
  10. Nossa tenho tantas lembranças que na minha época dos anos 90 do Papati Patata que passava na Tv Cultura depois veio o acidente onde eles morreram triste ai depois assitia na Rede Vida a nova dupla patati patata minha filha ama assistir esta dupla chegam,os ate ir ao programa se não me engano era o Paulinho Patati e Ivan Patata muito legal até encontrei esses videos de recordação parabéns
    https://www.youtube.com/watch?v=vDPUCxfI9g8

    https://www.youtube.com/watch?v=x_gAHP_NsPQ

    https://www.youtube.com/watch?v=BrFb3-lyRts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas oq vc acha do paulo roberto Teixeira ex patati e do junior silveiro rangel

      Excluir
  11. Henrique e Wagner são os melhores que já tiveram... Dá ver que realmente fazem com amor.... Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. A cantora que substituiu a primeira formação, após o acidente, nos discos e shows foi Monica Monge (menina de cabelos cacheados que aparece na capa do LP)

    ResponderExcluir
  13. Também me incomodava muito perceber as trocas de atores e não saber o motivo. Agradeço muito o esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado karina.
      Obrigado por comentar.
      (Desculpe demorar pra responder, é que literalmemte eu abandonei o blog devido a quase nenhum publico)

      Excluir
  14. Alguem tem informação da primeira dona da marca......meu enail perciodellivery@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Foi muito bom ler tantas informações sobre o Patati Patata.

    Gostaria muito de saber quais foram os atores que gravaram o DVD Grandes Sucessos do Patati Patata. Alguém saberia informar? (ms.silveira@gmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Sei não, essa "estória" tem nexo mas creio que omite fatos relevantes e falta um pouco com a verdade. Seria bom falar -se mais sobre os verdadeiros palhaços que começaram ainda criança e sobre a verdadeira detentora da marca e criadora da dupla. É muito importante que se pesquise mais sobre esta conversa de que a idealizadora da dupla cedeu, assim, naturalmente tais direitos, para mim o que realmente houve foi um abuso e um descaramento por parte do citado "dono"da marca, aproveitando-se de uma mãe fragilizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd essa história foi contada pelo próprio Rinaldi nas entrevistas que deu a revistas e jornais da época(2011/2012).

      Em nenhuma das entrevistas é citado o nome da dona do circo. Talvez seja somente uma história pra comover o publico, mas acho dificil ele querer ganhar algo em cima da "ex-dona" do circo, pois ele poderia ter dados outros nomes aos palhaços.

      E pelo que ele disse em entrevistas recentes, apos deixar de se apresentar com a trupe patati e patata ele continuou a fazer apresentações com seu irmão (que se fantasiava de palhaço) em festas infantis e que a criançada preferia o palhaço e por isso ele deixou de ser mágico e virou fotógrafo (fazia apresentações de graça e cobrava pelas fotos com o palhaço), e criou um palhaço nos moldes do bozo e muitas vezes o palhaco era o proprio arlindo barreto (ex bozo).


      E apos "ganhar" a marca Patati e Patata ele duplicou os palhaços e deu o nome da trupe a eles e fez uma roupagem totalmente nova.

      Abraço

      Excluir
  17. Parabéns, informativo perfeito e um belo texto, uma pesquisa muito bem analítica e imparcial. Ao menos até o momento demonstram muito profissionalismo sejam quais atores interpretam, o Rinaldi possui sem dúvida um bom controle emocional e de qualidade com o trupe, caso contrário acredito não teria o sucesso alcançado. O trabalho está cada vez melhor e melhorando sempre a qualidade, parabéns a trupe.

    ResponderExcluir
  18. Paulo e Junior foram os melhores! Basta ver a atuação no dvd "História Engraçadas"...eram mto mais espontâneo e divertidos. Os atuais são muito forçados...as vozes e caras que fazem são estranhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure os palhaços Zico e Zen que são interpretados por eles

      Excluir
    2. Júnior Rangel
      Paulo Roberto Teixeira

      Excluir
  19. Podiam comentar sobre os jovens que morreram no acidente ...Eu fui no enterro deles o velório foi perto da minha casa...lembro so de um nome de um dos rapazes que se chamava Malcon...queria ver fotos deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época lembro que tinha 12 anos foi uma comoção tremenda...lembro da mãezinha deles muito abalada

      Excluir
    2. Vc sabe onde ocorreu o acidente e onde estão sepultados? Obrigado.

      Excluir
    3. Boa noite !
      Eu era muito amigo da família...nomes: Malcon, Maurício e Patricia

      Excluir
    4. O acidente ocorreu na volta de um show em 3 corações MG

      Excluir
    5. Grato pelas informações. Vou orar por eles.

      Excluir
  20. Esse Zé Luís citado aí não é o mesmo que fazia as antigas propagandas da Tele Sena?

    ResponderExcluir
  21. Eles estão sepultados no Cemitério do Tremembé, zona norte de SP. Jazigo da Família Couto ou algo similar. Pena que o túmulo se encontra em completo abandono. Conheci em 2001 e de lá para cá o abandono se manteve, infelizmente.

    ResponderExcluir
  22. Disse amei
    Júnior Rangel silveiro
    Paulo Roberto Teixeira

    ResponderExcluir
  23. Na Verdade, A Ordem Dos DVDs É Outra, Mas Essa Pesquisa Foi Tão Bem Feita Que É Melhor Deixar Essa Parte De Lado 👏

    ResponderExcluir