quarta-feira, 25 de abril de 2012

SOPA DE LETRINHAS

Ta certo, o assunto já é velho, mas não podia deixar de comentar.
Como é do conhecimento da maioria das pessoas, existe um projeto de Lei fazendo muito barulho no EUA. A SOPA (Lei de Combate a Pirataria Online).  E que após diversos protestos no dia 18 janeiro de 2012. O governo Americano iniciou um movimento contra pirataria na internet (sem que a SOPA citada fosse aprovada) e fecharam alguns sites de compartilhamento, entre eles o Megaupload. Utilizando de diversos argumentos da SOPA.

Na minha opinião, os sites simplesmente realizavam hospedagem e de alguma forma lucravam com isso.

Agora no Brasil tambem tem a ECAD  que esta causando muita dor de cabeça.
Com isso parei pra pensar:

Quando tive o primeiro contato com a internet (na era da internet discada), eu achava horrível, pois pra tudo demorava muito. Para poder visualizar um site com algumas imagens parecia uma eternidade. 

Mas PARA NOSSA ALEGRIA, a tecnologia evoluiu rapidamente e em pouco tempo fiquei maravilhado com a internet, por poder encontrar quase tudo que pudesse imaginar. Pude rever diversos vídeos do tempo em que eu ainda era criança.


Mas hoje querem acabaram com essa possibilidade, querem ganhar uma graninha em tudo.
Bom... até ai é direito de quem produziu.

Mas o fato é: 

O sonho das empresas que apóiam a SOPA é.

Acabar com o acesso livre a toda e qualquer informação.
Da mesma forma que a EA (Electronic Arts) desliga os servidores de jogos com poucos usuários online. Só teremos acesso (pagando) a vídeos que dêem um lucro significativo.
As empresas guardarão a sete chaves as antiguidades e só liberarão pra alguma empresa se receberem um valor “significativo” pelo simples direito de reprodução deles.
 
Pessoal...
Uma rede de televisão paga pelos direitos de reprodução de um filme ou seriado, e consegue ter um lucro significativo simplesmente com propaganda. E todos nós sabemos que a internet tem uma audiência maior que um programa de TV. 

Por que simplesmente não podem dividir entre:

Grande Procura:
Mantendo serviços web (como NETFLIX) que cobram para reproduzir Lançamentos e arquivos muito procurados.

Baixa procura:
Nos dêem acesso a esse conteúdo (cultural na minha opinião). Com propaganda e assim a cada visualização a empresa ganha (pouco mais ganha).

Isso sem falar que o acesso gratuito a um video é uma grande propaganda, que futuramente podem dar um grande retorno financeiro, mas isso é assunto para outro post.
E você caro leitor o que acha?
Até a próxima publicação.